Criando uma sala de aula que é orientada pelo aluno, não pelo professor

Faculdades pedagogia ead
Em uma faculdade EAD, quando criamos uma sala de aula menos orientada pelo
professor, nossa abordagem se torna mais estratégica e proativa. Se pensarmos
em nos retirarmos parcialmente como foco da sala de aula, isso não significa
que nos apagamos da equação. Em vez disso, desenvolvemos a destreza para
atender a uma série de demandas em constante mudança com alunos que
preparamos intencionalmente para enfrentar novos desafios. Essa ideia
provavelmente soa desejável na teoria, mas inatingível na prática,
principalmente devido às necessidades muito reais e urgentes que os alunos
projetam constantemente. Para explorar ainda mais o que parece ter um
ambiente de aprendizagem que transcende parcialmente um professor, vamos
primeiro comparar um modelo de sala de aula estático, dirigido pelo professor,
com um modelo dinâmico centrado no aluno.
Imagine uma faculdade EAD grande o suficiente para abrigar sua própria ala
para aulas de matemática. Professores de equipes semelhantes foram
colocados próximos uns dos outros para facilitar a colaboração e, neste dia em
particular, um líder instrucional planejou observar duas aulas de geometria
consecutivas para determinar o quão bem a mesma área de assunto em
diferentes salas de aula se alinha. Nesse cenário, os professores coordenaram
o conteúdo de sua instrução, mas não o método de entrega. As turmas estão
trabalhando para criar tabelas e, em seguida, representar graficamente
equações lineares, e o líder instrucional está ansioso para ver como os alunos
estão entendendo alguns dos conceitos fundamentais para cumprir esse objetivo
de aprendizado.